Para você que gostaria de pregar para obreiros, apresento o seguinte esboço:
Texto: 2 Samuel 6.1-11
Introdução:
Nas Escrituras temos o registro de vários episódios em que pessoas foram diretamente pelo Senhor. Temos 3 casos em que Deus agiu diretamente.
1. O caso de Nadabe e Abiú, filhos de Arão, que levaram fogo estranho diante do Senhor (Lv 10). Pelo que se entende do texto eles estavam embriagados quando entraram no santuário, por isso Deus os matou. E proibiu os sacerdotes de beberem quando entravam no santuário (Lv 10.8-10).
2. O caso de Ananias e Safira que mentiram ao Espírito Santo (At 5.1-11).
3. O caso de Uzá, que segurou a arca da aliança (2 Sm 6.1-11).
Temos alguns casos de morte indireta em que Deus usou outros meios para matar a pessoa:
1. Os casos de Eli, Hófni e Finéias que morreram como conseqüência de seus pecados (1 Sm 4.5 e ss).
2. O caso dos filhos de Judá, Er e Ornã que na hora do ato sexual lançavam o sêmen na terra para não terem filhos (Gn 38.1-10).
3. O caso de Herodes que não glorificou a Deus (At 12.20-25).
4. Existem vários outros casos em que Deus ordena que sejam mortos, como foi o caso do comandante de Israel nos dias de Eliseu (2 Rs 7.1-2, 17-18).
Todos estes morreram porque cometeram algum tipo de pecado que ofendeu a moral de Deus. Mas, porque Uzá tinha que morrer? Ele não cometeu um pecado voluntariamente como os demais. E estava a serviço do Senhor carregando a arca da aliança.
I. Uzá morreu vítima do sistema religioso da época.
A. O tabernáculo de Siló havia sido destruído (Jr 7.11-14), diz Jeremias. E sabemos que foi naquele período da morte de Eli e de seus filhos.
1. Depois que a arca foi devolvida pelos filisteus, foi colocada na casa de Abinadabe, e Eleazar, seu filho passou a cuidar dela (1 Sm 7.1-2).
2. Quanto tempo a arca ficou fora de seu lugar no tabernáculo? Pelo menos 60 anos. Saul reinou 40 anos, e Davi trouxe a arca durante o seu reinado. Ele reinou em Hebrom sete anos, depois veio para Jerusalém.
3. Ele estava trabalhando para Deus, e levava a arca do concerto, a pedido de Davi para a cidade de Jerusalém. Quando os bois tropeçaram, ele tentou segurar a arca e foi fulminado por Deus. Davi se entristeceu e perguntou: “Como virá a mim a arca do Senhor?” (2 Sm 6.9).
II. Por que Uzá morreu se não cometeu pecado algum?
Precisamos entender o que aconteceu anteriormente.
A. Uzá morreu porque a obra de Deus naqueles dias se tornara uma coisa comum.
1. Tão comum que os sacerdotes haviam esquecido que a arca só poderia ser transportada nos ombros dos sacerdotes (1 Cr 15.13-15).
2. Eles fizeram um carro novo (2 Sm 3). O carro novo mostra como, muitas vezes, queremos fazer a obra de Deus a nosso modo, e não da maneira como Deus escolheu.
3. Uzá cresceu vendo a arca da aliança na sua casa. Desde pequenino se acostumou com ela, e a arca se tornou uma coisa comum para ele. Quem sabe quantas vezes brincou de “esconde-esconde” com seus irmãos e se escondia atrás da arca! Tocava nela. Nunca teve problemas!
III. Ele morreu devido ao sistema religioso da época que estava errado.
A. O sistema religioso tornou a “presença de Deus” uma coisa comum.
1. Nadabe e Abiú também morreram porque tornaram o serviço da casa de Deus uma coisa comum.
2. Hófni e Finéias também.
3. Uzá nunca foi ensinado que a arca, ou a presença de Deus, requeria um tratamento especial.
4. Certamente existe muita gente que está morrendo porque não leva a obra do Senhor a sério.
a) Será isto o que Paulo quis dizer em 1 Coríntios 11.29-32 c/ Tg 5.14-15; e 1 Jo 5.16)? Pecado para a morte.
5. Quanta gente vem sendo ceifada porque o sistema religioso não leva a obra de Deus a sério!
6. Esaú foi desprezado por Deus por tornar as coisas de Deus comuns (Hb 12.16-17). Muitas vezes tornamos o sagrado, profano e o profano queremos que fique sagrado. Temos que aprender a fazer separação.
7. E existem casos em que Deus entre os desobedientes ou se volta contra eles. Veja Isaías 63.10,17; Rm 1.24,26,28 e a razão por que as pessoas seguirão o anticristo, por não dar crédito à verdade (2 Ts 2.9-12)
Conclusão:
Sabe onde pecamos contra Deus? Quando não levamos a obra dele, e sua presença a sério. Vulgarizamos a igreja. Ela passa a ser um partido político, uma plataforma de candidatos, uma empresa, etc. Pastores há que estão na mira de Deus, alguns morrendo, porque estão levando a arca do Senhor em carro novo, e estão acostumados ao sistema, e desconhecem as leis de Deus.
amei a palavra e asua interpretacao que Deus continue a lhe iluminar,um forte abraco do teu irmao em Cristo Pr:Aluizio de Souza.
Forte essa palavra hein
Forte, muito forte, meu querido Ismael.
Parabéns ótima palavra,que ela abra os olhos de muitos.
Deus Abençoe
Parabéns pela mensagem, muito boa a visão geral aplicada pelo pr , , continue assim Abraços
Parabéns por esta palavra,, temos tambem que olhar para nossas vidas e fazer uma avaliação, pois inconscientemente tambem podemos estar cometendo o mesmo erro, obrigado por esta palavra!
Obrigado Junior. Esta é uma palavra que eu também levo a sério!
Parabéns irmão, muito bem fundamentado a sua exposição, que o Senhor acrescente bençãos ao seu discernimento.
Aproveite e pregue também sobre o tema! Deus esteja com você, hoje e sempre!
Deus abençoe esta palavra muito boa esto orando esamindo a palavra para que Deus me de sabedoria apaz do senhor
Jadson, obrigado. Que sirva de exemplo para todos nós!
Querido irmão diante do esposto resta duvidas, pelo fato de palavras condicionais empregadas que me deram a sensação de achismo “Será isto o que Paulo quis dizer em 1 Coríntios 11.29-32 c/ Tg 5.14-15; e 1 Jo 5.16)? Pecado para a morte”. O Pecado para morte referido pelo apostulo Paulo REfere-se a blafemia contra o Espirito Santo o texto biblico é bem claro destarte a biblia não deixa claro que a arca servia de brinquedo ate mesmo porque a casa em que este artefato se encontrava era abencoada por Deus.
Meu irmão, perdoe-me a franqueza: Qualquer um de nós seguraria a arca para ela não cair. A questão não é o achismo, mas a história. Foram muitos e muitos anos com a arca na casa de Abinadabe e, quando afirmei que os sacerdotes se acostumaram com ela em casa não exagerei, apenas usei uma figura de linguagem forte para enfatizar o que queria dizer. Imagine você crescer vendo aquela caixa em sua casa coberta por um manto de veludo. Você não se familiaria com a arca? Agora, a questão da blasfêmia contra o Espírito Santo sequer é mencionado aqui; mas, não entendi o que o irmão se propôs dizer. Pode explicar melhor?
Muito bem colocado as palavras,entendo a figuração usada pelo irmão a cerca de Uzá, mas o importante é que a obras de Deus não deve ser feita de qualquer forma, com intuito de agradar o homem, e sim com temor, respeito e reverência.
Eu usei um dos aspectos da história para mostrar a familiaridade do Uzá com a arca. Familiaridade que é comum termos quando ficamos anos e anos frequentando a igreja e já nem percebemos se Deus está nela ou não. Mais ou menos isso!
Bom dia!
Quanta enrolação e rodeios pretendendo explicar e atenuar o óbvio, que é amplamente mostrado no Velho Testamento, ou seja, que Jeová é um deus violento e destruidor. Jesus veio justamente nos livrar da maldição da Lei imposta por Jeová e nos apresentar o verdadeiro Deus e Pai, que ama os homens!
Belíssimo ensino. Muito bem articulado. Parabéns !!
Obrigado, por seu elogio. Artigos como este são frutos de reflexões bíblicas que se faz quando um assunto fica entalado na garganta!
Amém, muito edificante, esclarecedor e ao mesmo tempo muito forte esta mensagem Pr. João de Sousa. Que façamos a obra como o Senhor ordena, e não como queremos.
Muitíssimo obrigado pelo manjar espiritual.
Que o Senhor continue abençoando sua vida, família e ministério.
Obrigado por sua participação e colaboração em ler meus artigos.
Pastor João