A palavra encarnada

Textos: Mateus 13.1-23 e 13.24-43

Introdução:

A escritura afirma que Jesus era o Verbo, ou a palavra que se fez carne (Jo 1.1,14). E aprendemos também que a semente da parábola do semeador é o próprio Jesus, a palavra, sendo semeado na vida das pessoas. Mas, nas escrituras encontramos ainda outro grande mistério: Nós que já éramos carne nos tornamos palavra. Como entender este mistério?

Podemos saber como isto ocorre estudando duas das parábolas de Jesus.

1. A parábola do semeador (Mt 13.1-23).

2. A parábola do joio (Mt 13.24-30, 36-43).

I. A parábola do semeador.

A. Na parábola do semeador, a semente é a palavra de Deus.

1. “A todos os que ouvem a palavra do reino” (Mt 13.19).

2. A palavra de Deus os deixa escandalizados (Mt 13.21).

B. É uma semente eficaz.

1. Hebreus confirma esta verdade (Hb 4.12). Quando pregamos, não importa o estilo de vida que temos, a palavra é eficaz. Ela nasce entre as pedras e entre os espinhos. E frutifica no bom terreno.

2. Deus mesmo atesta a eficácia de sua palavra (Is 55.11).

3. Pedro afirma que fomos regenerados pela eficácia desta semente – a palavra de Deus (1 Pe 1.23-25).

Definição do texto de Pedro: A palavra “regenerados” tem o sentido de “nascer de novo”.

4. Nascemos de novo pela ação da palavra de Deus (Tg 1.18). (Gerar aqui tem o sentido de sair do ventre). O mesmo sentido que Jesus falou a Nicodemos em João 3.5-7.

C. Fomos regenerados, ou nascemos de novo pela ação da palavra de Deus.

1.  A divina semente que é a palavra de Deus é colocada dentro de nós, por isso diz o apóstolo João (Jo 1.13 e 1 Jo 3.9-10).

2. A semente é tão eficaz que nos possibilita a viver em santidade (1 Jo 5.18-19).

Introdução ao texto da parábola do joio e do trigo.

A palavra de Deus, essa semente poderosa amalgama-se com nosso espírito. Amalgamar é como o produto que o dentista coloca no nosso dente. Não se vê a diferença entre o dentre e a obturação. Fica uma coisa só.

Neste ponto, podemos evoluir o sermão para a importância de sermos a palavra encarnada. Assim como Jesus é o Verbo feito carne, nós somos a carne que se transformou em palavra. O Logos eterno tornou-se gente; nós nos tornamos pequenos “logos” ou palavras. Vejamos como isso ocorre na parábola do joio e do trigo.

II – Parábola do joio (Mt 13.24-30, 36-43).

A) Jesus explica que o semeador, aqui, é o Filho do Homem: “O que semeia a boa semente é o Filho do Homem” (v 37).

Na parábola do semeador, ele é a semente e nós os semeadores. Aqui nós somos a semente e Jesus o semeador.

1. Ele nos lança pelo mundo, como sementes que devem germinar. Como na história de uma senhora que fazia o trajeto todos os dias de trem numa paisagem monótona. Um dia resolveu jogar sementes de flores pela janela do trem. No ano seguinte tudo ficou florido.

2. Jesus semeia boa semente no mundo, mas o Diabo semeia o joio para atrapalhar o crescimento da lavoura (Mt 13.37-39).

3. O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do reino (Mt 13.38).

Nós fomos regenerados de boa semente e nos tornamos sementes do reino.

4. Semente – a mesma palavra para esperma. É pequena, mas tem força vital.

5. Jesus exemplificou o poder da semente ilustrando-a com o grão de mostarda (Lc 13.18-19). O reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda que foi semeado na horta. Ninguém valoriza um grão de mostarda de tão pequeno que é. Mas ele tem vida.

6. Os apóstolos entenderam que nossa vida deve espelhar a vida de Jesus. Aqui o semeador e a semente interagem, são praticamente uma coisa só. Ao mesmo tempo que semeamos a palavra que é Jesus, somos semeados como Palavra pelo Senhor Jesus.

6. Paulo deu testemunho de que manifestou o poder de Deus por palavras e obras (Rm 15.18 e 1 Ts 1.5).

Portanto, na parábola do joio, a semente somos nós.

B. Uma semente eficaz para a sociedade.

1. Na prática da justiça e das boas obras (1 Jo 2.29).

2. No amor ao próximo e a Deus (1 Jo 4.7).

3. No amor a Deus. Amamos também a quem nos gerou (1 João 5.1

4. Uma semente santa. O que é nascido de Deus não vive pecando (1 Jo 5.18).

A árvore boa tem de produzir bons frutos. Jesus disse: “Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons” (Mt 7.18). 1 João 5.4 diz: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.

Conclusão:

O Senhor Jesus está à procura de boas sementes para espalhar a mensagem do reino na terra. Somos boas ou más sementes? Que tipo de semente Jesus dispõe para semear no seu campo?

Sabemos o tipo de semente que o Diabo semeia no meio do povo de Deus. Mas, e nós, somos boa-semente? “O que semeia a boa semente é o Filho do Homem”. E nós deveríamos ser essa boa semente!

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