A Redenção das Mulheres

Textos: João 8.1-11

Introdução:

Este texto reflete a atitude de Jesus para com as mulheres, e mostra ao lado de outros textos bíblicos que ele é o redentor das mulheres. Ele deu às mulheres honra e dignidade. Ele redimiu as mulheres da escravidão cultural daqueles dias. A mulher/objeto passou agora a ser mulher verdadeira.  Exemplo disto foi a mulher pega em adultério. Ele a liberou da condenação da lei.

Sugiro que você tome esse sermão, e leia cada versículo mencionado para entender quem são as mulheres envolvidas com o ministério de Jesus Cristo. Depois faço uma análise simples de algumas coisas que devem acontecer com as mulheres hoje.

I. Na casa de Marta e Maria ele encontrava seu lugar de descanso.

A. Maria e Marta em cuja casa Jesus encontrava lugar de descanso na cidade de Betânia (Jo 11.1 e 12.3; Lc 10.38-42).

1. Na casa de Maria, mãe de João Marcos (At 12.12) os apóstolos encontravam abrigo.

Jesus identificava-se naturalmente com as mulheres de seus dias sem se importar com os costumes e as leis dos fariseus.

B. As mulheres são vistas acompanhando a Jesus todo tempo.

1. A mãe de Tiago, esposa de Alfeu (Mt 10.3). É a mãe de um dos apóstolos e serve a Jesus desde a Galiléia (Mt 27.55,56 – no texto bíblico, mãe de Tiago). Ela é a “outra Maria” de Mateus 27.61; e Mateus 28.1.

2. Havia também a Maria mãe de José (Mc 15.47).

3. A mulher de Zebedeu, mãe de Tiago e de João (Mt 10.2) – Zebedeu era pescador (Mt 4.21,22). Ela é quem pede um lugar de honra para seus filhos (Tiago e João) no futuro reino (Mt 20.20). Marcos diz que seu nome era Salomé (Mc 15.40,41 com Mt 27.56). Aqui se vê as três juntas!

4. Maria Madalena. Era uma escrava do Diabo, a quem Jesus libertou (Lc 8.1-3). Ela acompanhou todo o ministério de Jesus e estava entre as que viram a crucifixão (Lc 23.49,55). Maria Madalena foi a primeira pessoa a ver o Cristo ressuscitado (Mc 16.9,10; Jo 20.1,11,18).

5. Joana também seguiu a Jesus até à cruz e à ressurreição (Lc 8.3 e 24.10).

C. Os apóstolos seguiam a Cristo por convocação. Afinal, foram chamados e comissionados por Jesus, no entanto, as mulheres o seguiam voluntariamente! Por amor!

II. As mulheres exercem um papel principal na expansão do Reino de Deus.

A. O que Deus está nos dizendo em tudo isto:

1. Ele conta com as mulheres para a expansão do reino.

O espírito machista do latino prendeu a mulher no tanque, no ferro de engomar e na cozinha. Deus liberou as mulheres para irem além disto tudo! Algumas igrejas deixaram-se influenciar em demasia pelo ensino de W. Nee. Aliás, não entendo como o autor chinês deixa transparecer tanta aversão pelo ministério das mulheres. Ele mesmo fala da Srta. Barber que tanto o ajudou na vida cristã. Cita Jessy-Pen-Lewis de quem tanto aprendeu e fala favoravelmente de Madame Guyon, uma católica consagrada a Cristo. E por que é contra as mulheres em seus livros? Seria coisa de seus tradutores?

2. As mulheres possuem grande capacidade de comunicação e podem trazer grande contribuição para o reino. A Igreja em todos os tempos tem crescido muito pela atuação das mulheres. David Cho argumenta que na sociedade machista da Coréia do Sul Deus o inspirou a contar com as mulheres para o serviço do ministério. Quando estive na Igreja dele em Seul, percebi que entre os mais de setecentos pastores, sessenta por cento eram mulheres!

3. A uma ex-endemoninhada, Jesus deu a tarefa de anunciar sua ressurreição! Deus quer dar uma tarefa a cada mulher, seja no ensino, criando filhos, ajudando os maridos e saindo para pregar o evangelho. Jesus usou de estratégia ao aparecer primeiramente a uma mulher! Afinal, Maria Madalena seguia a Jesus fielmente desde a Galiléia.

a) Duas mulheres, mães de apóstolos acompanhavam seus filhos. A mulher de Alfeu, e a de Zebedeu, mãe de João e Tiago também seguiram a Jesus durante o seu ministério na terra e estavam em Jerusalém aguardando a descida do Espírito Santo (At 1.14).

Conclusão:

Algumas mulheres de hoje deveriam desprender-se de amarras e deveriam colaborar com seus filhos no ministério! Têm muita mulher com filhos criados que vivem amarradas às coisas da vida, deixando-se prender por netos egoístas, alimentando desejos de maridos egocêntricos que se bastam à frente da tevê, que deveriam soltar-se das amarras da vida para melhor servirem a Jesus.

O que vemos no livro de Atos são mulheres comprometidas com o reino de Deus, trabalhando, ajudando os filhos e maridos na expansão do reino de Deus. É o caso específico de Priscila, serva dedicada de Deus (At 18.2,26; Rm 16.3,612,) que ajudava seu marido e a Paulo na proclamação do reino de Deus.

Se você costuma ser um esposo machão, pense nisso e libere sua esposa para fazer a obra de Deus.

Se você costuma trazer sua esposa sob o jugo da cozinha e da casa, libere-a para ser mais livre e útil no reino de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*