Curiosidades na arte da comunicação

1. Um estudo de neurolinguística informa que, na comunicação entre pessoas – e podemos imaginar o pregador e seu público – 55% do impacto são determinados pela linguagem corporal – postura, gestos e contato visual; 38% pelo tom de voz e apenas 7% pelo conteúdo da apresentação. Estes dados são do Journal of Counselling Psycology, Vol 31 pp 248-52. A linguagem corporal e o tom de voz fazem uma imensa diferença no impacto e no significado do que dizemos! Um preletor “estátua” comunica pouco; o que se movimenta, comunica mais.

2. O movimento dos olhos é também parte importante na comunicação. “Quando visualizamos algo da nossa experiência passada, geralmente nossos olhos se movem para cima e para a esquerda. Quando construímos uma imagem a partir de palavras ou tentamos “imaginar” algo que nunca vimos, nossos olhos movem-se para cima e para a direita. Os olhos movem-se pra a esquerda quando queremos nos lembrar de sons que já ouvimos, e para a direita quando queremos evocar sons que nunca ouvimos antes. Quando evocamos sentimentos, os olhos em geral vão para baixo e para a direita. Quando conversamos “com nosso botões” geralmente olhamos para baixo e para a esquerda. O olhar fora de foco, fitando o vazio à distância, também é um sinal de que está ocorrendo uma visualização” (Extraído de Introdução À Programação Neurolinguística, Summus Editorial, p 52).

Se você é comunicador, pastor ou conselheiro essas descobertas o ajudarão a perceber o comportamento da pessoa que está ouvindo seu sermão ou que está sendo aconselhada em seu gabinete.

Boa sorte. Busque a excelência. Comunique-se com eficácia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*