Uma vitória assim, tem mesmo sabor de mel! Porque a verdadeira vitória é obtida com sabor de fel!
Leia a letra do cântico que a cantora Damaris canta, e examine-a à luz da Bíblia. Comentário que faço logo depois.
A letra do cântico “A minha vitória tem sabor de mel” segue a mesma linha tíbia e sem gosto da maioria dos cânticos evangélicos entoados por artistas de renome. Uma pena. É que esses cantores em voga são obrigados, por força de contrato, a produzirem hinos, para que as gravadoras lancem três ou quatros CDs por ano. Então, as músicas e letras são horríveis. Músicas que se repetem com a mesma linha melódica em todo o CD que o torna intragável; e letras sem profundidade e sem base bíblica.
Esse cântico tem uma letra sofrível, um português incantável, impronunciável. Olha esse erro grotesco: “Quando ver você na benção. Vão se arrepender. Vai estar entre a platéia. E você no palco”. Notou o erro? Erros de português. Mistura os tempos do verbo. Qualquer poeta diria: “Quando vir você na bênção, se arrependerá; estará na platéia e você no palco”.
Se eu fizer uma revisão ainda mais crítica encontrarei muitos erros crassos e ofensas aos espectadores.
Mas, vejamos a frase, “a minha vitória tem sabor de mel”. Como poesia é até possível cantar uma coisa assim, mas as vitórias quando analisadas à luz das Escrituras têm sabor de suor, de sangue, lágrimas e de dor.
De qual vitória o autor da música está tratando?
Não se trata de vitória sobre o mal, o diabo, as tentações e o inferno. Não se trata de vitória sobre enfermidades. Trata-se de vitória sobre alguém que falava mal do autor, de alguém que não valorizava a vida dela.
Em momento algum do cântico o autor está falando do tipo de vitória contra o mal, mas da vitória contra os que falam mal dele! Aí, para o autor e para a cantora a vitória tem sabor de mel. Porque a vingança tem sabor de mel. Quer dizer: Eu vou cantar no palco e você, que falava mal de mim e que não acreditava em mim, estará lá sentadinho me ouvindo”.
Explico.
Sempre que lemos e estudamos as vitórias na Bíblia elas tiveram sabor de fel e não de mel. Foram vitórias obtidas pela dor, pela morte – sim porque os heróis da fé obtiveram o galardão pela morte! As vitórias deixavam cicatrizes e feridas. As vitórias bíblicas estão sempre revestidas de dor; de uma perna quebrada, de um membro do corpo ferido, e da morte, porque o verdadeiro cristão nunca obtém vitória para si, mas para Cristo e para o seu reino
Mas, a vitória do autor deste cântico é realmente com sabor de mel porque é uma vitória vingativa; a vitória bíblica que nunca é vingativa e sim o resultado da luta entre o bem e o mal…
Os cristãos elogiados no livro de Apocalipse morreram e deram suas vidas por causa de Cristo e de sua palavra! E através da morte obtiveram vitória sobre o diabo, mas, não é desta vitória que Damaris canta!
Na realidade a autora está escrachando com seu auditório: Ela está dizendo: Você me criticava? Olha, eu estou no palco e você na platéia. Ela quer dizer com isso que todos os que estão na platéia ouvindo-a cantar eram seus críticos. Em outras palavras: Hoje eu estou famosa e você vem me ouvir cantar!
Onde erram os cantores e autores de letras?
1. Erram no português. Misturam você e tu na mesma frase. Este é um erro comum de artistas e de gente da mídia, mas ainda é erro. Continua sendo erro. É erro de português. E quando se canta um erro, faz-se do erro uma verdade. Mas, jamais será verdade. É sempre erro. No cântico “minha vitória tem sabor de mel” o erro se repete do início ao fim.
2. Não se começa frase com pronome obíliquo. Lhe, Te, , etc. Sempre se começa com palavras completas. Abençoamos-lhe e não “lhe abençoamos”. Isso não pode existir em começo de frase. Nem a mais linda poesia aceita tal coisa!
3. Damaris, da próxima vez, use sua linda voz para entoar louvores a Deus e não um louvor em defesa de você mesma! E examine cada letra à luz das Escrituras.
4. Cds com cânticos do mesmo autor têm a tendência de ter sempre a mesma linha melódica e se tornam enfadonhos!
5. Fuja dos Cds cujas gravadoras famosas pensam apenas no retorno financeiro. Existe muita coisa boa no mercado discófilo.
Sabor de Mel
Damaris
Composição: Agailton Silva
O agir de Deus é lindo
Na vida de quem é fiel
No começo tem provas amargas
Mas no fim tem o sabor do mel
Eu nunca vi um escolhido sem resposta
Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução
Até nas cinzas ele clama e Deus atende
Lhe protege
Lhe defende
com as suas fortes mãos
Você é um escolhido
E a tua história não acaba aqui
Você pode estar chorando agora
Mas amanhã você irá sorrir.
Deus vai te levantar das cinzas e do pó
Deus vai cumprir tudo que tem te prometido
Você vai ver a mão de Deus te exaltar
Quem te vê há de falar
Ele é mesmo escolhido.
Vão dizer que você nasceu pra vencer
Que já sabiam porque você
Tinha mesmo cara de vencedor
E que se Deus quer agir ninguém pode impedir
Então você verá cumprir cada palavra
Que o Senhor falou,
Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Vai estar entre a platéia
E você no palco
Vai olhar e ver
Jesus brilhando em você
Quem sabe no teu pensamento
Você vai dizer
Meu Deus como vale a pena
A gente ser fiel
Na verdade a minha prova
Tinha um gosto amargo
Mas minha vitória hoje
Tem sabor de mel.
Tem sabor de mel
Tem sabor de mel
A minha vitória hoje
Tem sabor de mel.
Caro Pastor João,
É lamentavel ver o povo de Deus colocando seus próprios intereses acima dos interesses de Deus! Cantar experiências pessoais de vitórias sobre homens…que lamentavel… “Nossa luta não é contra carne e sangue, mas sim contra potestades e principados…” essa linda frase tem sido esquecida…
Vou cantar melhor…vou pregar melhor…sou o melhor orador,dirigente… a exaltação do eu humano, tem sido mais importante que o reconhecimento que “todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus”… a cruz tem sido escandalo para muitos…
Parabéns pela analise pastor!
Gostaria de lhe dar uma sugestão para uma nova análise, a musica:
MARCA DA PROMESSA- TOQUE NO ALTAR
Tenha um ótimo trabalho!
Abraço
A nossa luta é contra o inimigo sim, então prega pra quem não conhece, sou evangélico e confesso nunca vi um povo tão desunido quanto este povo, meu Deus, deixa a irmã cantar e ganhar almas pra JESUS, enquanto você está falando mal dela, tem gente morrendo sem conhece Jesus, e digo Mais, então José não poderia cantar este hino, Jó também não. Vai se converter filho do cão
Gostei de seu comentário, porque, no momento que você diz, “Vai se converter filho do cão”, você revela sua verdadeira identidade ofendendo um homem que está a 57 anos no ministério, pregando a palavra de Deus! Não sou um jovenzinho qualquer, meu caro, sou um pastor que faz 57 anos se dedica a pregar a palavra de Deus e escrevi seis livros na área de louvor. Portanto, Sabor de Mel é a maior inverdade que ouvi até hoje! É um hino vingativo contra as pessoas. Cuidado quando você chamar alguém de filho do cão, porque você chamou minha mãe de cadela e meu pai de diabo. Sabe o que você merece? Desprezo!
Um louvor que serve para nos dar fé em meio a tempos ruins e crer que nossa humilhação vem para que sejamos exaltados e façamos testemunho dEle sendo criticada assim. Poupe me. Lembre se de Davi “prepara nos uma mesa na presença dos meus adversários!”
Deus proteja a Damares.
À Paz do Senhor, Pr.João.
Eu li o comentário do senhor dessa letra de música, e realmente concordo com o senhor. Realmente, ela tá se exaltando, principalmente, na frase, “Quando ver você na benção, vão se arrepender, vai estar entre a platéia e você no palco”.
Só queria saber que palco é esse, pois para adorar Jesus não precisa disso. E nessa letra mostra como ela se exalta muito, mas fala pouco de Jesus, e sim da vitória que ela teve sobre a humanidade.
Obrigado, amado por sua opinião. Aqui estamos para ajudar a igreja brasileira.
Pastor, gostaria de mandar duas sugestões para análise, a música : O traidor e Rei Acabe do grupo Ardendo em fogo.É um grupo que surgiu ai agora. Não concordo com estas letras e arrumei um problema ao falar isso na igreja. Por gentileza, se puder me ajudar. estou enviando a letra juntocom este e-mail.
Rei acabe, estou aqui pra te dizer
Eu não troco, não vendo e nem negocio
É herança que papai me deu
Já chorei demais para chega aonde cheguei
Rei acabe eu te pergunto:
Tu suportaria tudo que suportei?
Passei noites em claro quase me desesperei
Meus irmãos me venderam só porque eu sonhei
Fui jogada entre as cinzas por Deus não negar
Rei acabe a minha vinha tu não vai levar
As afrontas foram tantas que eu até adoeci
Fui chamada de adultera mais não me esmoreci
É Deus que me sustenta e hoje eu vou falar
Rei Acabe a minha vinha tu não vai levar
Passei noites em claro quase me desesperei
Meus irmãos me venderam só porque eu sonhei
Fui jogada entre as cinzas por Deus não negar
Rei acabe a minha vinha tu não vai levar
As afrontas foram tantas que eu até adoeci
Fui chamada de adultera mais não me esmoreci
É Deus que me sustenta e hoje eu vou falar
Rei Acabe a minha vinha tu não vai levar
Rei acabe a minha vinha tu não vai levar (2x)
Foi Deus quem me deu e hoje eu vou falar
Rei acabe a minha vinha tu não vai levar
Nabote me vende? Não vendo
Então troca? Eu não troco
Então me da? Tu só leva a minha vinha se tu me mata (2x)
Oh! Jesabel manda mata ele (3x)
O segundo é este:
Não era o inimigo que me afrontava
Não era alguém de fora que me humilhava
Se não eu já teria me escondido
Se fosse o inimigo eu suportaria
Mas orávamos juntos e Deus respondia
Tu eras meu amigo meu intimo irmão
Mais tudo terminou com traição
Não adianta tentar me enganar
Me da um beijo pra depois me entregar
O Deus do céu já me revelou
Qual dentre nós é o traidor
Hoje Ele vai te revelar também (2x)
Quem anda com você mais não quer ver o teu bem
Hoje Ele vai te revelar também
Hoje Ele vai te revelar também (2x)
Quem come com você mais não quer ver o teu bem
Não adianta tentar me enganar
Me da um beijo pra depois me entregar
O Deus do céu já me revelou
Qual dentre nós é o traidor
Hoje Ele vai te revelar também (2x)
Quem senta com você mais não quer ver o teu bem
Hoje Ele vai te revelar também
Hoje Ele vai te revelar também (2x)
Quem canta você mais não quer ver o teu bem
Traído sim, mais morto não (2x)
Ferido sim, mais morto não (2x)
Cansado sim, mais morto não
Ferido sim, mais morto não
No Aguardo
Ester
Pastor,
Sou locutora de uma Radio Gospel, e não veijo tanta maldade assim nesta letra, do Agailton Silva, interpretada pela cantora Damares,
Para termos Vitória no Senhorr, passamos sir, por muitas lutas, por esse motivo que a Vitória tem Sabor de Mel, de Chocolate, de qualquer coisa muito saborosa,
pois do Fel que passamos, não se lembramos mais,
Nos momentos mais dificieis da minha vida, louvem essa canção, e senti Unção do Senhor,
Só lembrando, que o agir de Deus é lindo, na vida de quem é fiel,
Desculpe descordar,
Paz do Senhor.
Wilméria Borges
Presbiteriana
Querida Wilméria. Não se trata aqui de emoção – gosto é gosto e não entro no mérito de se gostar ou não. Trata-se de um aprofundamento teológico que fiz e entre emoção – e veja que me emociono com certos cânticos de letras erradas – fico com a Palavra de Deus.
Irmazinha, vamos ler um pouco mais ok? cada erro de português…crescei na graça e em sabedoria, kkkkkkkkkk
Espero que a irmÃzinha leia sua resposta! kkkk
A cantora com erro de português dela já ganhou dezenas de almas pra Jesus e vc com seu português correto ganhou quantas????
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
Você tem alguma estatística sobre ela, de quantas pessoas levou a Cristo? Agora eu, com 52 anos de ministério já perdi as contas. Sai pra lá fariseu, hipócrita!
Essa música e mais um monte de semelhantes é uma afronta a soberania de Deus, porque coloca a pessoa no foco da canção, como se ela fosse mais importante que Aquele que a salvou.
É como disse o profeta João Batista: É necessário que ele cresça e que eu diminua. (Jo.3.30)
Parabéns Pr. João pela bela análise, estou plenamente de acordo com a sua explanação em defesa do verdadeiro louvor a Deus.
Sabem,quanto ao erro DE PORTUQUES, é fato, não sou mestre na literatura portuguesa, mas posso ate admitir que ocorre, porem, Srs. não acho nada indigno na musica escrita e sonora, se ela faz alegações a sua vida pessoal, tudo bem eu tambem penso assim. meus inimigos tem que ver de baixo,a minha vitoria eu estar em cima, portanto queridos tomemos cuidados, Apostolo Paulo nos ensinou e sei do que ele falava, que a LETRA MATA, VIVAMOS NO ESPIRITO.
Está bem, Antônio. A questão é mais profunda!
Ola Pastor.
Li seu argumento sobre o louvor da Damares e achei bem interessante os pontos que você colocou.
O Sr. se prendeu muito nos erros de Português, coisa que é irrelevante para o lado espiritual.
Toda Vitória passa por batalha e muito dificuldade, olha um trecho do Louvor ;
” O agir de Deus é lindo
na vida de quem é fiel
No começo tem PROVAS AMARGAS
MAS NO FIM TEM SABOR DE MEL”
Querido o Sr. relatou sobre dificuldade para chegar até a vitória e até mesmo a morte.
Nesse trecho do louvor ela retrata dificuldade.
Olhando pelo lado da gramática consigo entender que o louvor não está na primeira pessoa do singular.
Hoje no mundo que vivendo na sua grande maioria não querem ajudar o próximo em nada.
A igreja que era pra fazer o papel de ajudar o próximo tem deixado a desejar.
Ela relata no seu cântico que, aqueles que não ajudaram ela agora irão ver ela no Palco.
Esse termo PALCO aqui citado por ela não é literal, como uma Srª comentou mais acima ” que Jesus não usou Palco para pregar.
Mas quando estamos desfrutando de uma Vitória bem Árdua, que olha para o vitorioso ver ele em um ponto especial. Ponto colocado por Deus. Sendo que no inicio do louvor ela retrata que o Agir de Deus é lindo para aquele que é fiel.
Acho que a sua visão não é igual para todos e nem que Sr. ou eu estamos certo mas não devemos colocar nossos pontos de vista como absoluto.
Da forma como Sr. falou dos erros de português(que maior parte do seu questionamento esta sobre erros gramaticais) esta menosprezando a Damares.
Traga mais trechos bíblicos que possamos comparar.
Pastor Paz do Senhor jesus, que Deus continue lhe-usando para alertar a igreja do Senhor. contra estes Modismos.
Obrigado! Na medida do possível busco ser o mais bíblico possível.
O primeiro erro que o pastor cometeu foi errar o nome da cantora.
Amado irmão Antônio.
Graça e Paz!
A letra que mata, aludida por Paulo Apóstolo, é letra da lei, “grama”.