Introdução:
Este Salmo é também atribuído a Moisés, e seria a continuidade do Salmo 90.
1.Duas palavras chaves: Altíssimo e Onipotente. A declaração coloca o homem debaixo da suprema autoridade final! É um salmo isolado, sem indicações de como deve ser lido ou cantado. Ex o Salmo 92. Este Salmo parece ser a continuação do Salmo 90 escrito por Moisés. A melhor versão é: “O que habita à sombra no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará”.
2. O Salmo 90 tem uma nota de tristeza, mas o 91 de alegria. Se Moisés escreveu os dois, então aqui no 91 ele deve ter subido uma alta montanha para ver o livramento do Senhor.
3. Vamos dividir o Salmo em quatro estrofes.
a) A primeira estrofe está no versículo 1: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará”. Aqui diz tudo. É o início e o final; o resumo de todo o Salmo. As próximas estrofes são explicações de como isto acontece:
Segunda estrofe: A interpretação vai do vv 2 ao 8.
Terceira estrofe: Depois ele aborda sob outro ângulo do vv 9 ao 13;
Quarta estrofe: e por fim Deus fala dos vv 14 ao 16. Enquanto canta, Deus fala com ele e diz o que acontece com os que se apegam a ele.
O tema de todo cântico é a proteção do Altíssimo. Ele está no meio do perigo, mas não fala dos problemas, fala da solução, da proteção. Volte ao Salmo e veja o que ele diz: Refúgio, baluarte, penas, asas, segurança, pavês, escudo, anjos, libertação, honra, vida prolongada, satisfação e salvação.
Voltemos à primeira estrofe: Todas as verdades bíblicas têm uma condição para serem aplicadas em nossas vidas. Tome, por exemplo, a oração. Jesus não disse que tudo o que pedirmos ao Pai em seu Nome ser-nos-á concedido? Verdade? Com uma condição: “Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós…” (Jo 15.7).
Só está protegido dos perigos aquele que está escondido em Deus!
Altíssimo. O mais alto! Aqui tem uma verdade importante: A soberania de Deus.
Esconderijo. Lugar secreto. Lugar onde a pessoa se esconde. Como no Salmo 18.11: “(Deus) das trevas fez um manto em que se ocultou; escuridade de águas e espessas nuvens dos céus eram o seu pavilhão”.
No Salmo 27.5: “Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão, no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá”. É a mesma palavra: lugar secreto, esconderijo. Salmo 31.20: “No recôndito da tua presença, tu os esconderás… os ocultarás”. No Salmo 61.4: “No esconderijo das tuas asas”. Salmo 81.7: “De dentro ou do esconderijo do trovão, te espondi”.
A escuridão é seu lugar secreto! (1 Rs 8.12; Ex 20.21; Hb 12.18).
b) O que o salmista afirma sobre este homem? “Pois disseste: O Senhor é meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada”. Temos aqui duas coisas: (1) a declaração do homem; (2) a declaração do salmista. “Você fez tudo certo. Porque agora o Altíssimo é a tua morada”. A pessoa que se esconde no lugar secreto de Deus está protegida! Como afirmou Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós”.
“À sombra do Onipotente descansará”. A idéia aqui não é de uma sombra lançada por uma árvore ou uma rocha alta, onde o peregrino descansa do calor do dia. A idéia aqui no texto hebraico é “Pairar sobre alguém”. É uma linguagem materna. Está lá em Gênesis: O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas, apesar das trevas. É afigura de duas grandes asas que voam e protegem seus filhos!
“Descansará”. No hebraico “habitar” dá a idéia de “passar a noite”. Eis a idéia do Salmo 91: Passa a escuridão protegido debaixo das asas do Altíssimo, no esconderijo dele”.
Nem sempre Deus nos leva “a águas tranqüilas”, como no Salmo 23. Este Salmo 91 é o Salmo da noite, da tempestade. Se habitarmos no esconderijo – ou lugar secreto – passaremos a noite protegidos sob as asas de Deus.
Até que passe o vendaval; até que passe a tempestade. Até que passe o ataque do diabo.
Quando o diabo atacou Jesus no deserto usou este Salmo. Através de Jesus entramos no lugar secreto, no esconderijo.
Conclusão:
Enquanto o Salmo 23 é o Salmo do descanso e do pastoreio, o Salmo 91 é o Salmo da proteção. Deus nos coloca na escuridão para nos proteger do inimigo. Esta escuridão pode ser momentos em que parece que Deus nada nos fala, nada nos diz; pode ser momentos de indefinição. Ele nos protege até que a tempestade passe. Erramos, quando saímos de sua presença onde estávamos sendo guardados e protegidos e nos colocamos no olho da tempestade – ali ele não nos guardará, pois já havia nos trazido para a escuridão de seu refúgio.
Olha, muito bem explicado,numa linguagem que se pode entender.
Parabéns,
que nosso senhor Jesus Cristo, os abençõe.
Att. Aurelízio
muito bom QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO SINTA-SE A VONTADE PARA ME ENVIAR ESTUDOS AMO A PALAVRA
O Salmo 91 é daqueles salmos que quase todos os crentes sabem localizar nas Escrituras. Que bom!
muito bom a axplicasao
Amém. Obrigado pelo incentivo.