“Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA” (Ap 17.5).
Apocalipse 17 impressiona pela descrição de um sistema político e religioso apresentado na figura de uma mulher, chamada Babilônia. Na realidade, a mulher no NT é figura da igreja. Esta mulher vista por João, esbanjava luxúria, riquezas, poder e domínio sobre os governos da terra.
“Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição” (v 4).
João vê a mulher embriagada com o sangue dos santos e das testemunhas de Jesus, e se admira com a visão. Por que teria se admirado tanto? Algo o surpreendeu que o deixou atônito! João podia naquele momento ver o futuro distante e, certamente vê que a mulher é a igreja, mas também é uma cidade, porque logo depois o anjo revela a João quem é a mulher de sua visão:
“As sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis, dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco” (vv. 9-10).
Interessa-me, sobremaneira saber quem é a mulher, e não necessariamente descobrir quem são os reis. A mulher, figura da igreja é também a cidade de Roma, cidade que está assentada sobre sete montes, cuja revelação está no v 18: “A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra”. Naquele tempo se tratava de Roma, a capital do império. Isto indica que n visão do futuro que João teve, ele percebe que a mulher e a cidade – a igreja e Roma – são uma só coisa.
“Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas” (Ap 17.15). E quem se assentou sobre as nações nos últimos dois mil anos?
Esta mulher que representa a igreja e ao mesmo tempo representa o poder político é chamada de Babilônia. Sim, porque a Babilônia começa em Gênesis 10.10 edificada na planície de Sinear e em cujo território foi construída a grande torre para dominar os povos da terra (Gn 11.19), e o nome significa confusão, mistura e grandeza. O auge de Babilônia é visto nas profecias de Isaías, Jeremias e no livro de Daniel. Na planície de Sinear passaram a habitar povos conquistados de todas as nações do mundo, até que Dario e Ciro conquistaram a região e mudaram o império para os medos e persas.
É possível que Pedro tenha se referido a Roma quando escreveu: “Aquela que se encontra em Babilônia, também eleita, vos saúda, como igualmente meu filho Marcos” (1 Pe 5.13). A igreja que se encontrava em Babilônia, pode ser uma referência a Roma, vista pelo apóstolo como a continuação do sistema babilônico.
Sim, porque mais adiante no livro de Apocalipse é anunciada a queda da Babilônia – referindo-se agora a uma cidade político-religiosa, que tudo indica ser Roma.
Três versículos do Apocalipse tratam da queda desse poder religioso:
“Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável, (…) e, conservando-se de longe, pelo medo do seu tormento, dizem: Ai! Ai! Tu, grande cidade, Babilônia, tu, poderosa cidade! Pois, em uma só hora, chegou o teu juízo. (…) Então, um anjo forte levantou uma pedra como grande pedra de moinho e arrojou-a para dentro do mar, dizendo: Assim, com ímpeto, será arrojada Babilônia, a grande cidade, e nunca jamais será achada” (Ap 18.2, 10, 21).
É preciso entender que nesta época a antiga Babilônia da planície de Sinear já não mais existia como reino, portanto, trata-se de uma alusão perfeita a Roma, conforme a interpretação dada pelo anjo a João: A cidade que domina sobre os reis da terra. O capítulo 18 de Apocalipse continua a tratar desse sistema político-religioso que até hoje domina os reis da terra. Presidentes e reis de todas as nações vão ao Vaticano porque reconhecem o Papa como um líder de Estado; mas, por outro lado é o guia espiritual da igreja romana. O Papa é o pontífice, ou a ponte entre Deus e os homens; o vigário de Deus na terra ou o representante de Deus entre os homens. Portanto, o Papa tem amplos poderes políticos e religiosos. É uma política religiosa que domina, pois e em cada parte do mundo tem suas Sés representadas por seus líderes religiosos: padres, bispos, arcebispos e cardeais. Nenhum governo ousa interferir nas atividades da igreja romana!
O Vaticano é um estado autônomo dentro da cidade de Roma desde 1929 quando passou a ter sua própria polícia e sua própria economia, nada tendo a ver com a cidade de Roma politicamente, mas exercendo sobre esta muita influência.
Conforme a Wikipedia, a disputa entre o Estado e a Igreja, chamada de questão romana só terminou em fevereiro de 1929 quando o ditador fascista Benito Mussolini e o Papa Pio XI assinaram o Tratado de Latrão, pelo qual a Itália reconhece a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano que é declarado Estado soberano, neutro e inviolável. (Alguns intérpretes contam os sete reis (Ap 17.9) a partir de Pio XI como o primeiro rei. Depois vieram Pio XII; João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e o atual Papa Francisco – que seria “o oitavo rei e procede dos sete, e caminha para a destruição” (Ap 17.9-11)). Mas ao mesmo tempo que é arriscado fazer tal tipo de interpretação, é viável pensar nesses sete reis a partir de 1929 quando foi criado o Estado do Vaticano.
Por que o sistema religioso é chamado de meretriz?
As meretrizes sempre trabalharam com a arte da sutileza e do engano, e existe até uma lista das dez meretrizes mais famosas do mundo, incluindo a espiã da primeira guerra mundial Mata Hari. Em tempos idos essas mulheres viviam no luxo, eram ricas, e em seu poder existiam outras mulheres que eram oferecidas a generais, governantes etc. como acontece até hoje.
Em Apocalipse 18 a Babilônia meretriz está associada aos demônios, à prostituição e ao comércio. “Pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria” (Ap 18.3).
E por que os santos, apóstolos e profetas exultarão com sua queda? Porque ela perseguiu e matou ao longo da história todos os que não concordavam com seus dogmas. Quem não concordasse com um dogma qualquer era morto. Basta ler o Livro dos Mártires de John Foxe. Nessa Babilônia “se achou sangue de profetas, de santos e de todos os que foram mortos sobre a terra” (Ap 18.24). Qualquer pessoa que conhece um pouco da história mundial concordará com o que estou dizendo: Porque a igreja romana e seu braço político invadiu as nações da terra, e sob sua alçada eram exterminados impérios antigos, como os Incas, os Maias e os Astecas. Os holandeses e franceses que vieram para o Brasil fugindo da perseguição religiosa de Roma, não encontraram aqui seu refúgio e foram postos a correr pela mão da igreja católica romana que dominava politicamente na Europa. Etc.
A mãe das meretrizes
Mas, atenção, Babilônia ou Roma não é a única meretriz! João a vê como “a mãe das meretrizes”. Essa meretriz é um sistema religioso e político, e não se pode acusar a igreja romana de ser a única meretriz, mas todo sistema religioso que seduz e domina, quer espiritual ou politicamente é uma das filhas dessa grande meretriz. A Reforma que era para restaurar a igreja apóstata gerou outras filhas apóstatas. A Mãe das Meretrizes continua gerando filhas. Protestantes, Evangélicos e Pentecostais, grupos que surgiram com ideais de santidade se apostataram e geraram novas meretrizes. Estas usam da espiritualidade e da política para exercer domínio e até mesmo perseguir os santos de Deus. Por isso a urgência da voz que se ouviu do céu: “Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados…” (Ap 18.4).
É difícil acreditar, mas a igreja verdadeira, o corpo de Cristo subsiste em meio aos sistemas religiosos. Não se sabe como, nem até quando!
UMA IGREJA SEM VINCOLO BABILONICO
Confesso que não entendi claramente o que o irmão quis dizer. Caso se trate da Igreja Adventista ela tem fundador, sim; e foi fundada com base em previsões do retorno de Cristo com dia e hora marcados. Agora, caso se trate de algum grupo que saiu das fileiras da Igreja Adventista concordo em parte que não teve fundador, mas alguém tomou a iniciativa de começar, então, este será sempre o líder-fundador. Se eu estiver errado, por favor me responda.
Desculpe a introdução mas fiquei com vontade de comentar eu penso q qualquer igreja se não cumpre e nem prega os dez mandamentos não pode ser a igreja verdadeira e falsa!
Correta a sua explicação.
Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.
Tiago 2:19 📖
Meus irmãos, o diabo e os demônios sabem mais que o seres humanos que Deus é Um Só, teu nome é JESUS.
Qual é o NOME Acima dos nomes?
Quem é o SENHOR dos senhores?
Qual é o nome que cura, liberta, salva e expulsa demônios?
É JESUS CRISTO.
As palavras que escrevi também no quadro anterior somente o Espírito Santo do SENHOR JESUS O ÚNICO DEUS E SENHOR ALTÍSSIMO que Revelará toda a verdade.
Ficam na Paz do SENHOR JESUS.
Muito bom o esclarecimento, que o Senhor Jesus Cristo venha abrir os olhos de todos
Obrigado, por sua participação.
Paz seja contigo,
Dizer que existe UM Deus é corretíssimo, mas dizer que esse Deus é Jesus, isso é idolatria, pois o próprio Jesus diz que existe um ÚNICO DEUS VERDADEIRO o Pai e que ele é seu enviado (João 17:4). Ele diz ao Discípulos que voltaria para o vosso Pai e meu Pai, vosso Deus e meu Deus (João 20:17). Além de tantas outras passagens. A igreja Católica declarou Jesus o novo Deus da nova religião chamada de Cristianismo no Concílio Católico de Nicéia no ano 325 e a TRINDADE foi oficializada no ano de 387 Concílio de Constantinopla. Portanto a TRINDADE é a principal doutrina Católica idolatra que os evangélicos abraçam e morrem por ela e dizem que SÓ os Católicos cometem idolatria. Ledo engano.
A Babilônia e suas filhas.
Todo capítulo trata um sentido espiritual, a grande Babilônia é ela e tudo que dela foi gerado. Exemplo: a partir de Lutero se proliferou a família Babilônia, tornando -se a grande Babilônia. Porque? Muitos pensam que as teses de Lutero foram o libertou 100% da Babilônia, pois, ele trouxe os dogmas as liturgias (templo, platéia, forma de pregação, proselitismo, dízimos, hierarquia, etc. e implantou a igreja luterana, que desta surgiram todas que hoje promovem seus sistemas religiosos. Todas estão na contramão de Deus.
Pastor todas as outras são filhas, então o que fazer???
Ficar sem ir na igreja?
Sandra. O mundo jaz no pecado e, não pecamos como o mundo peca. A igreja atual é meretriz, mas não compactuamos com os pecados dela. Assim como se vive no mundo, vive-se na igreja – inda que esta seja institucional – Deus está olhando para os fieis não institucionalizados.
Ainda não entendi, se a igreja anda em iniquidade ainda assim devemos frequentá-la? desculpe, por essa pergunta, mas ainda restou muitas dúvidas à esse respeito,refaço a pergunta da Sandra e peço para que explique-me de outra forma, obrigado! Shalom
Existem uma discrepância ai. Se Deus está olhando para os fieis não institucionalizados. Certo!Então tem que ser fiel a uma instituição porque se não os seus lideres o condena por não acatar as suas doutrinas, e não se poder ficar com o coração divido entre Deus verdadeiro e o deus falso,onde fica apocalipse 18.4..os Fiéis que Deus procura não ficará nunca instituição.Salmo 101.6
Obrigado. Devidamente registrado.
A paz do Eterno meu amado! O irmão teve essa revelação do Eterno,interpretou tudo certinho e ainda continua frequentando templos onde chamam de “igrejas”?
Esses versículo aqui nos acrescentam claramente para completar sua interpretação
Atos 17:24
O Eterno que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Criador do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Atos 7:48
Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
1 Coríntios 3:16
Não sabeis vós que sois o templo do Eterno e que o Espírito do Eterno habita em vós?
Sandra vc tem que se lembrar que ninguém se justifica pela lei e sim por suas obras. Procure base bíblicas concretas na biblia, não deixe alguém ler um versículo e fala em seguida eu acho que quer dizer isso ou eu acho que quer dizer aquilo. Pq o apóstolo Paulo disse em parte profetizados e em parte falamos em línguas mas quando vier oq é perfeito tudo isso se sessara pq quando era menino falava como menino víamos com menino mas logo cresci a acabei com as coisas de menino. Então cara alma preciosa pra CRISTO esse perfeito que Paulo se refere é a bíblia sagrada ela é perfeita e ela se explica por si só. Basta vc estudar a bíblia. E como o apóstolo Felipe disse ao enuco entendes oq tu lê eunuco! E ele respondeu como irei entender se ninguém me encina. Estarei aqui pra sessara todas as suas dúvidas. Que JEOVÁ DEUS A ABENÇOE EM NOME DE JESUS SEU FILHO AMADO.
A igreja verdadeira não trai o Pai, pois Deus criou o céu a terra, o mar e tudo que há nele e no sétimo dia descansou! A Igreja do Cristo cumpre os verdadeiros10 mandamentos, pois o último dia da semana é o sábado! A igreja verdadeira não é a mãe, não são as filhas e sim a igreja que cumpri todos os 10, essa igreja é a Noiva de Cristo.
Qual igreja é a noiva de Cristo?
A Igreja. Não me refiro as denominações, mas a igreja que está dentro delas.
Tiago 1:27
Refere a verdadeira religião
Católica apostólica romana é a mãe de todas as outras.
Paz de Cristo irmão João, muito interessante seu estudo. Vejo muitas comentários a respeito da igreja verdadeira, os adventistas juram que são eles, os da CCB também, eem um comentário acima, tem um membro da igreja de Deus que fala que eles são a mulher que fugiu pro Deserto. Na minha opinião e entendimento a té agora, a verdadeira Igreja é formada por aquelas pessoas que servem a Cristo e colocam Cristo acima de qualquer denominação, pois existem muitos colocando suas Igrejas acima de Cristo. Indico ao querido irmão a leitura de um livro, reimaginando a Igreja, de Frank Viola, é muito bom o argumento desse escritor.
Maciel. Os sectários e somente eles não conseguem ver a beleza do corpo de Cristo na igreja. As pessoas que creem que sua igreja é a verdadeira são uma nódoa, uma mancha no povo de Deus!
a igreja de deus do sétimo dia que o irmão sitou não tem nada haver com a adventista do sétimo dia,ela realiza batismo em nome de Jesus.
eu creio que as filhas são as que estão ligado na doutrina da trindade, e nos últimos tempo eu comecei a desconfiar do tema cristão rsrsr abraço a todos
Deixo suas colocações para que os ouvintes julgo. Afirmações contra a Trindade não são bem-vindas entre os evangélicos fundamentalistas.
João com todo respeito, acho que você generalizou demais os cristãos, ao ponto das pessoas questionar seu relacionamento sincero com a Igreja de Cristo, uma vez que nas suas palavras ela é grande meretriz. Na verdade, a Igreja pura imaculada não depende de placa nem de sistema político, mas enquanto ela não for arrebatada da terra, sempre vai viver em oposição à meretriz. E, para piorar, elas visivelmente são parecidas, assim como joio se parece com trigo em seu desenvolvimento, mas trigo será recolhido no celeiro de Deus, enquanto o joio será queimado.
Da mesma forma, as virgens loucas também diz que esperam o noivo, mas somente as virgens prudentes entrarão nas bodas do cordeiro; e mais, ela não vende o seu azeite, isto é, nunca negocia a sua fé, nem a sua autoridade espiritual. Por isso o apocalipse apresenta a igreja apóstata montada na besta, ou seja atrelada ao sistema político, enquanto a verdadeira Igreja é apresentada no capítulo seguinte como a noiva do cordeiro que está vestida de linho fino. Portanto, é uma Igreja que não se corrompe, não comete injustiça, embora viva no mundo corrupto e injusto.
Ora, você acha que eu generalizei? Não fiz eu distinção entre Igreja e igrejas? Entre meretrizes e a verdadeira igreja? Talvez tenha sido mal interpretado. Desculpe a demora em lhe responder porque estava visitando países onde o evangelho sofre perseguições dos governos.
isto quer dizer que dentro das igrejas simbolizadas por babilonia e suas filhas existem, pessoas maravilhosas, sinceras e inocentes, que ainda nao percebeu a verdade descrita pela profecia a essas pessoas DEUS,chama povo meu; o convite e claro,sai dela ou retirai-vos dela meu povo ou povo meu.
Sim, assim como na Babilônia os judeus não se misturaram com o sistema, a exemplo de Daniel e seus amigos, é possível haver nas Babilônias de hoje crentes fieis a Deus que não se misturam com o sistema. No decorrer da história milhões de cristãos não professaram a fé Católica apesar de naquela época não haver para onde recorrer, pois só havia uma Babilônia, diferentemente de hoje que existem muitas! Quem lê entenda!
santa paz …minha pergunta é quem foi a primeira filha da meretriz.
A igreja foi se prostituindo aos poucos e não é possível dizer qual foi a primeira filha da prostituta. Quando a Bíblia fala em mãe das prostituições refere-se ao fato de que ela gerou ou deu início a toda confusão teológica e bíblica ao longo dos milênios. Sempre que fala em a grande prostituta fala dos desvios da igreja e uma figura da igreja está na nação de Israel muito bem descrita em Ezequiel 16. Por aí se acham os ramos…
Se a igreja é o corpo de Cristo é o corpo é uma meretriz então como pode o corpo ser santo ? Estou confuso isso abalou um pouco
Felipe a igreja somos nos, pessoas fisicas.A instituicao que sao os lideres e os teologos destas denominacoes e que fazem parte do sistema meretriz.Com suas falsas doutrinas e que corrompem os ensinamentos biblicos induzem os fieis(igreja) a aceitarem como certo tais ensinamentos.
Sim a grande mãe das meretrizes, ou seja, as igrejas que ficaram contaminadas ou as que foram contaminadas com o tempo, as que praticam abominações contra Deus, legalizando o ilegalizável //permitindo o proibido… observem que a reforma protestante é justamente o cumprimento de Apocalipse 18:4//Saiam dela povo meu//só que algumas voltaram, é só observar na atualidade quem compactua com quem, até uma criança percebe. Fiquem na paz que só o Nosso Senhor Jesus Cristo pode dar.
As filhas da Grande Prostituta hoje está juntamente com poderes políticos galgando altos cargos nos governos humanos e participado de golpes de estado pelo mundo.
Louvado seja Deus pela sua vida e por este estudo. Eu pertencia a uma igreja petencostal e pelos homens fui ungida “pastora”, a qual é um cargo dado às mulheres que não é bíblico e que muito menos seja dado por Deus, basta estudar às escrituras; e esta igreja não se preocupava em estudar e aprofundar na Palavra de Deus; Hoje pela misericórdia de Deus estou começando a estudar com irmãos da IASDR, onde estou conhecendo e aprendendo a Bíblia. Coisas que não fazíamos antes. Eu cansei da pregação do falso evangelho, onde prega-se a “Vitória”, as “bênçãos” aqui desta terra e se esquece do fundamento da verdeira Vitória que foi cravada lá na cruz do calvário. Com o passar do tempo percebi o quanto a igreja perdeu a sua identidade e o quanto começou a se parecer com as coisas desse mundo. Buscando métodos mundanos para atrair pessoas para Cristo. Isso é uma heresia, pois o crente foi chamado para fazer a diferença, para ser sal e luz nesta terra, não para ser igual aos demais. Ainda tenho muito o que aprender, mas já sou tremendamente grata pelo amor e a misericórdia de Deus em ter me resgatado novamente e aberto meus olhos.
Que testemunho lindo! Obrigado, por sua participação!
Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais. I Coríntios 5:11. Este versículo mostra que a verdadeira igreja não pode estar dentro de falsas igrejas logo que se dê conta dos erros existentes.
Em Apocalipsis 18 fica claro que ha dois juízos o primero e Jerusalem foi no ano 70 e logo fala de aquele angel que lanza uma pedra nos mares que se fara o mesmo juiço contra a Babilonia Igreja catolica atual !
Os religiosos não vai entender irmão essa relações eles estão em embriaguez sono profundo, a única igreja pura de Cristo é a Filadélfia a única quer vai ser arrebatada , a profecia de Mateus 25 diz só as virgens vai entra na festa das boldas ,as outras virgens só vai ter azeite até na tarde início da viligia da semana profética de Daniel só as virgens vai ter azeite até a hora da noite reapresentada pela meia noite , e ouve um grito ou clamor há meia noite lavem o noivo ……. Jesus disse pra igreja de Filadélfia eu vou guardar vocês da tribulação , Éfeso, a Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sárdos, Laodiceia.» vai passa a tribulação elas vai estar em embriaguez na volta de Cristo porque viver no sistema da Babilônia…….
Boa visão!
Todas as igrejas que têm nomes próprios (blasfêmias) são filhas da Meretriz, são excrescência que se formam em torno da verdadeira igreja (igreja cristã, com minúsculas, respeitando a Biblia!) e encobrem-na, se confundindo com ela – a verdadeira igreja não tem visível aparência.
As tais excrescências funcionam como parasitas, tendo a verdadeira igreja como hospedeira, assim elas se mantêm, embriagadas com o sangue dos santos. Porem isso não durará para sempre, porque há um chamado e já começou…
Por isso o número de “desigrejados”, que não para de crescer!
Espero ter contribuído neste debate!
Gloria a Jeová dos Exércitos e se Filho Jesus!