“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1 Jo 4.1).
Parei de ler os boletins proféticos e de acessar páginas de profetas na Internet faz alguns anos. Descobri que muitos deles são de “mau gosto” e eu nem percebia por que. A cada semana recebo dois deles em minha caixa postal. Tenho observado as tendências que estes profetas estão seguindo, e duas delas são preocupantes. Não nos apercebemos dos perigos, porque somos cosidos como sapos, vagarosamente na água fria, depois morna, e depois quente, até morrermos.
As Escrituras advertem-nos sobre dois perigos que rondam os profetas. O primeiro é sobre o “espírito do anticristo” e o outro é o “espírito de Balaão”.
Agora, não estou afirmando que Deus não esteja operando de maneira poderosa no movimento profético, pois temos observado uma transição da antiga ênfase da igreja para a ênfase do Reino, e o Senhor está usando muitos de seus profetas para trazer a presença do Reino. Eu mesmo me tornei parte deste movimento, e, isto significa que nos tornamos mais vulneráveis na medida em que entramos num novo tempo.
O espírito do anticristo chegou.
”E todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo” (1 Jo 4.3).
A palavra “anticristo” não quer dizer “contra” Cristo como soa em inglês. A palavra grega, na realidade, significa “alguém no lugar de” Cristo. João adverte a igreja que o espírito do anticristo não é um profeta que fala contra Jesus, mas que a atenção das pessoas é desviada de Jesus, o foco, para outro foco. Tal espírito vem sobre um homem, uma doutrina como uma unção.
Quando algo sutilmente substitui Jesus como o centro é o espírito do anticristo que está operando. Hoje no movimento profético a atenção não é mais em Jesus, mas noutros alvos. O foco em sinais e manifestações está cada vez maior e os sinais parecem estranhos. O aparecimento de anjos (que é bíblico) deu lugar ao pó de ouro e muita riqueza…
A maioria das palavras proféticas enfatiza os sinais e a glória futura. Não estou afirmando que não existem sinais de Deus no movimento profético, mas pode-se ler centenas de profecias destes profetas sem que nenhuma delas se refira a Jesus Cristo.
Também o fruto destes sinais e maravilhas parecem apontar para eles mesmos, para suas personalidades e suas reuniões. Precisamos nos preocupar porque o espírito do anticristo está sutilmente operando, mudando a temperatura e substituindo a Cristo.
Lembre-se, João não está afirmando que o espírito de profecia falará contra Jesus; Jesus é apenas substituído por outro foco. Um novo amor se desenvolve no coração. O perigo é que o espírito do anticristo misturou-se ao movimento profético. Está na hora de Jesus voltar a ser novamente o foco de atenção.
Segundo. O espírito de Balaão chegou.
“Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá” (Jd 11).
Em Números 22 Balaão parece ser um profeta genuíno que traz uma palavra do Senhor para a nação de Israel. Este profeta, no entanto deixou-se levar pelas ofertas de riqueza do Balaque (veja Nm 31.16).
O “espírito de Balaão”, como costumo afirmar está operando quando o amor pelo dinheiro domina a vida do profeta.
Assim, da mesma forma que o “espírito do anticristo”, o de Balaão é também muito sutil. O profeta poderia resistir o espírito de ganância, mas quando as despesas ou os ganhos financeiros são possíveis, o espírito de Balaão começa a operar. Quando o sucesso e o reconhecimento chegam, o desejo pelo dinheiro pode se constituir num grave problema.
Hoje existem vários indicativos de que o “espírito de Balaão” faz parte da casa dos profetas.
Conversas psíquicas on line.
Acabei de acessar um dos mais populares sites da Internet e achei estranho que a venda de produtos proféticos esteja em alta. De fato, o comércio tomou conta dos sites proféticos com produtos os mais diversos. A maioria dos links são para que você compre livros recomendados pelos tais profetas. Finalmente consegui acessar uma parte que oferecia ensinamento e palavras proféticas. Li apenas algumas palavras quando surgiu a frase, “clique aqui para comprar o artigo”. Era preciso pagar três dólares para baixar uma palavra profética. Que Deus tenha misericórdia de nós! Os profetas se renderam e se venderam à cobiça? O que aconteceu com a frase de Jesus “de graça recebestes, de graça daí”? Os cambistas ocuparam o templo.
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pe 5.8).
Conclusão:
Os seus cabeças dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá (Mq 3.11).
Profetas! Acordem! A palavra de Deus exorta em muitos textos sobre os profetas corruptos. Satanás quer impedir esta geração de entrar no Reino, e substituirá o foco de Jesus para qualquer outra coisa que funcione. O Senhor nos deu ferramentas para permanecermos na trilha certa e devemos usá-las, especialmente no movimento profético. Precisamos de mais sabedoria, porque o Reino de Deus é chegado!
Tradução autorizada de João A. de Souza Filho
Extraído de www.totalchange.org