“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Ap 2.5).
Norman Vincent Peale e Dale Carnegie conseguiram, através de seus livros na década dos anos de 1950-60 abolir da mente das pessoas a idéia da necessidade de arrependimento. O Poder do Pensamento Positivo, especialmente, best-seller na época ensinava os leitores a superar quaisquer erros da vida, pensando positivamente.
Diferentemente das Escrituras que ensina que a superação de um erro cometido contra Deus e ao próximo é feita através da metanóia ou arrependimento. É o que Jesus chama no versículo acima de “volta”. Arrepender-se é voltar atrás ou mudar de direção.
A igreja de Éfeso conhecia todo o projeto Eterno de Deus e deveria ser uma igreja irrepreensível; aliás, recebe elogios por parte de Jesus.
1. Era uma igreja que praticava justiça social ou boas obras. “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança” (Ap 2.2).
2. Era uma igreja que perseverava na fé e na missão que Deus lhe concedera: “perseverança” (2.2).
3. Uma igreja que sabia detectar e expulsar de seu seio os obreiros fraudulentos e os falsos apóstolos. “Não podes suportar homens maus”, e “puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos” (2.2). – A igreja sabia como testar os apóstolos para saber se eram falsos ou verdadeiros!
4. Era uma igreja que aguentava o rojão e as perseguições por amor a Jesus. Sem nunca desanimar: “E tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer” (2.3).
Até aqui só elogios!
Mas, apesar de tantas qualidades, Deus avisa: “Volta à prática das primeiras obras” (2.5). Arrependimento!
Onde foram parar os cultos de arrependimento e de quebrantamento diante de Deus!? Na maioria das igrejas os cultos são apenas festas, alegria, danças e “lulinha paz e amor”!
Jesus está pedindo que a igreja volte!
1. Volta, igreja às reuniões de oração em que arrependimento e quebrantamento eram a tônica; nessas suas reuniões de oração os membros se preocupam em receber fogo do céu, e tudo o que experimentam é fogo de palha! Busque o arrependimento.
2. Busque o arrependimento, igreja, e quem sabe o Senhor terá misericórdia de nós.
3. Volta, igreja a reconsiderar os caminhos por onde você tem trilhado. Volte a estudar as bem-aventuranças; reconsidere sua missão de evangelizar; de fazer discípulos; de cuidar dos pobres.
4. Igreja pentecostal, que de pentecoste só tem o nome: Volte à prática da vida de devoção e de compromisso com o Senhor.
5. Voltem, pregadores a pregar mensagens expositivas; a expor a palavra de Deus, porque tudo o que vocês pregam são tópicos carregados de emoção que em nada edificam os crentes.
6. Pregadores, parem de pregar mensagens que só produzem cócegas nos ouvidos dos seus fieis; comecem a pregar mensagens que perturbem os membros de suas igrejas. Mensagem que os deixe inquietos!
6. Volta, igreja a considerar a palavra de Deus como lema para a vida diária.
Deus diz aos pastores a mesma coisa que disse ao líder da igreja de Éfeso: Se não, virei e removerei de ti o teu candelabro. A igreja é o candelabro de Deus. Vocês continuarão sendo pastores, mas sem candelabro. Terão povo, mas não é povo que ilumina. Terão freqüentadores, mas não discípulos de Jesus. Faz muito tempo que Deus tirou o candelabro da mão de alguns pastores! Estes têm milhares de membros; mas não a igreja!
Porque o verdadeiro candelabro, a igreja, continua nas mãos do Senhor Jesus!
IRMÃO PASTOR JOÃO, GRAÇA E PAZ.
“O QUE JESUS CRISTO APROVA”.
Jesus Cristo aprova a igreja que não tolera o ímpio no seu meio, como parte dela. quem aveigua a vida, doutrina e declarações dos líderes cristãos; que persevera na fé, no maior, no testemunho, no serviço e no sofrimento da causa de Cristo; que abomina aquilo que DEUS abomina; que vence o pecado, Satanás e o mundo; que não acita conformar-se com a imoralidade do mundo e nem com o mundanismo na igreja; e que guarda a Palavra de DEUS. FINALIZANDO: A frieza espiritual poderá ser extinguida em qualquer igreja ou grupo de cristãos, quando houver arrependimento sincero do pecado e um retorno decidido ao primeiro amor, à Verdade, pureza e poder da revelação bíblica de Jesus Cristo de Nazaré; ler Apocalipse 2.5,7,16,17; 3.1,3,15,22.
Obrigado, pastor, por suas considerações. Tive que abreviar seu comentário, mas foi muito importante!
Parabens pelo comentario Pr precisamos realmente pregar a verdade chega de muitos elogios que sao so para nos exaltar como homens que todad a gloria e honra seja para JESUS CRISTO ak em nsa igreja pregamos desta forma e o SENHOR tem se manisfestado tremendamente Igreja Ass de Deus Madureira Pentecostal a Paz de Senhor Jesus
Obrigado, pastor. Arrependimento é a chave para o avivamento que tanto anelamos!
Caro Pastor João, este artigo me fez refletir que eu como igreja estou longe do que o Senhor quer. Quero ouvir mensagens que me ensinem e me façm refletir onde houve o desvio dos meus passos e ouço somente ensinos que me lembram palestras de motivação, sei que muitas vezes não devo questionar o pregador mas tem momentos que as pregações se tornam previsíveis e ao ler seu artigo vejo que devo me arrepender e orar mais para que a igreja comece a queimar lentamente os corações e assim haja renovação e transformação. Obrigada pelo artigo e que o SENHOR o abençoe, Walkiria
:'( Obrigada Deus
Obrigada pastor Joãozinho
É tudo que o Pai tem falado comigo.
Obrigada por enxergar além do sistema…
Deus te preserve e agracie abundantemente
Obrigado Dani e continue a orar por nosso ministério. Carecemos muito!
olá pastor!
to lendo um livro seu A arte da guerra espiritual e abri meus olhos p/ as artimanhas do inimigo, esse livro é uma benção
e essa palavra que o senhor disse ae em cima tbm, pq na minha igreja venho tendo duvidas e as vezes penso em ate sair da igreja pq me questiono em até que ponto podemos ser livres?
quando falo em liberdade n digo a do espirito santo mas a “falsa liberdade” aquela em que vc torna-se igual a mundo achando que juntos podem fazer “parcerias”e acaba que indo pro mundo mesmo..queria que o senhor me fizesse entender pq os adolescentes, os jovens evangelicos (não generalizo) se preocupam mas em serem identicos ao mundo do que serem identicos a cristo?!será que preciso agradar ou imitar o mundo para levar outras pessoas a cristo? sinto que guando faço isso perco a minha identidade em cristo ! não quero viver no engano e muito menos de aparencias amo jesus e preciso enxergar alem disso !!para n me frustrar por causa de falhas humanas e se o senhor tiver um blog me de o endereço ?!
a paz do Senhor!!