João Antônio de Souza Filho nasceu na Barra do Aririú, uma colônia de pescadores em Palhoça, Santa Catarina. Aos quatros anos de idade seus pais migraram para Porto Alegre onde cresceu, estudou e se converteu a Cristo. Aos 17 anos começou o curso de teologia no Instituto Bíblico das Assembléias de Deus em Pindamonhangaba, São Paulo. Em 1968 passou a residir no Estado do Rio de Janeiro trabalhando com a equipe do missionário Bernhard Johnson, e em Julho de 1969 foi ordenado ao ministério pastoral por Lourenço Olson e José de Carvalho na Convenção das Assembléias de Deus do Rio de Janeiro.
Trabalhou como missionário na KGEI – A Voz da Amizade – emissora de rádio em São Francisco Califórnia onde ficou um ano e meio. Retornou para o Brasil e se casou com Vanda Zalewski. Tem dois filhos e três netos. Depois de cooperar com as Assembléias de Deus no Estado do Rio de Janeiro, mudou-se definitivamente para Porto Alegre, e, em 1976 iniciou a primeira comunidade cristã na cidade – e quiçá no Brasil. Viajou os quatro cantos do país fortalecendo irmãos que eram expulsos de suas denominações por haverem recebido o batismo no Espírito Santo e com eles iniciava novas igrejas, estilo comunidade cristã.
Homem de visão sobre o futuro da igreja Pastor João ocupa seu tempo estudando, escrevendo e pregando, especialmente com uma palavra de advertência aos principais líderes sobre os rumos que a igreja deve tomar neste terceiro milênio da história cristã. Pastoreia vários pastores.
Fluente em inglês e espanhol, tradutor e intérprete loquaz pregou nos quatro cantos do globo e, durante a guerra fria contrabandeou livros e Bíblias para os países da antiga cortina de ferro. Nos últimos trinta anos, João A. de Souza Filho ministrou nas principais igrejas e denominações brasileiras e se identifica plenamente com todo o corpo de Cristo no Brasil, desde as denominações históricas, as pentecostais, neopentecostais e comunidades cristãs. Autor de 41 livros – cinco na área de louvor e adoração e outros cinco sobre batalha espiritual, pastor Joãozinho – como ficou conhecido pelos mais íntimos viaja como conferencista, com uma palavra profética e de ensino para a igreja. Atualmente reside no Estado do Rio Grande do Sul de onde sai a serviço do Reino de Deus.